v. 11 n. 2 (2022): Número temático - Mulheres e educação no espaço Luso-Brasileiro

					Visualizar v. 11 n. 2 (2022): Número temático - Mulheres e educação no espaço Luso-Brasileiro

Número temático - Mulheres e educação no espaço Luso-Brasileiro

Esta edição temática trata da trajetória de brasileiras e portuguesas que, em diferentes tempos e espaços, foram educadas, educaram, romperam preconceitos e lutaram contra a opressão. Contempla textos que versam acerca de modelos pedagógicos, da educação escolarizada e não escolarizada, da educação por meio da escrita literária, jornalística e epistolar, das prescrições para o corpo feminino, assim como de mulheres às quais o direito de aprender foi negado, mas, ainda assim, letraram seus filhos e cuidaram dos negócios da família.

Publicado: 2022-02-10
  • EDITORIAL

    Josineide Siqueira de Santana, Marcia Terezinha J. Oliveira Cruz, Cristiano Ferronato, José Eduardo Franco
    7

Artigos

  • A LENTA AFIRMAÇÃO DA MULHER NOS IDEÁRIOS SOCIOEDUCATIVOS: EDUCAÇÃO FEMININA NOS INTELECTUAIS ILUMINISTAS NO SÉCULO DAS LUZES EM PORTUGAL

    Susana Mourato Alves Jesus, José Eduardo Franco
    11-33
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p496-518
  • A CONSTRUÇÃO DO FEMININO EUROPEU NOS SÉCULOS XVIII E XIX: CONTRIBUIÇÕES DA MARQUESA DE ALORNA

    Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
    34-46
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p34-46
  • A NÃO ASSINATURA: LEONOR RODRIGUES FRAGA – CAPITANIA DE SERGIPE DEL REY (1752)

    Vera Maria dos Santos
    47-58
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p47-58
  • “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817

    Ane Luise Silva Mecenas Santos, Cristiano Ferronato
    59-68
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p59-68
  • PRESCRIÇÕES MÉDICAS PARA A VIDA SOCIAL DA MULHER: O CASAMENTO COMO MEDIDA HIGIÊNICA (SÉCULO XIX) MARRIAGE AS A HYGIENIC MEASURE (19TH CENTURY)

    Juselice Alves Araújo de Alencar, Joaquim Tavares Conceição
    69-81
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p69-81
  • SOB OS RAIOS DA REPÚBLICA: MULHERES PIONEIRAS NO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO NO BRASIL E EM PORTUGAL

    Marcia Terezinha J. O. Cruz, Ana Marcella de Carvalho
    82-96
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p82-96
  • LAURA AMAZONAS: O SILÊNCIO E A OBRA EDUCATIVA

    Rosemeire Siqueira de Santana, Josineide Siqueira de Santana
    97-108
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p97-108
  • PEDAGOGIA E DIDÁTICA DE JUDITH LEÃO CASTELLO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPÍRITO SANTO (1930-1937)

    Rafaelle Flaiman Lauff, Regina Helena Silva Simões
    109-119
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p109-119
  • PROPOSTAS DE ENSINO DISSONANTES PARA MENINAS E JOVENS BRASILEIRAS, NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

    Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, Walna Patrícia de Oliveira Andrade, Joelza Oliveira Santos
    120-133
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p120-133
  • REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, CASAMENTO E CONDIÇÃO FEMININA EM UM DIVÓRCIO, DE SARAH BEIRÃO

    Michelle Thalyta Cavalcante Alves Pereira, Aldinida Medeiros, Isabel Lousada
    134-151
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p134-151
  • “A HISTÓRIA NA FACE DO TEMPO”: O PENSAMENTO FOLCLÓRICO DE NÚBIA MARQUES

    Magno Francisco de Jesus SANTOS
    152-161
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n2p152-161