La educación en derechos humanos en la sociedad red
Consideraciones sobre la colonialidad digital
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p231-241Publicado
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A compreensão do significado de colonialidade na sociedade atual exige considerar a perspectiva tecnológica, pois o colonialismo praticado atualmente na sociedade pós-moderna não diz respeito à exploração territorial e eventuais riquezas encontradas, mas ao chamado colonialismo de dados, que se caracteriza por tornar o sujeito o objeto da exploração. É desse modo que esse novo colonialismo é considerado a partir da perspectiva da violação de direitos humanos, pois os sujeitos, não se identificam nem se reconhecem como objetos de exploração e dominação, sequer têm consciência que colaboram com este processo, como produtores e fornecedores da matéria prima necessária à exploração, isto é, os dados que alimentarão a voracidade algorítmica, que serão fundamentais para modular seu comportamento, suscitando uma subordinação tecnológica, que ele nem se dá conta. Tal subordinação se verifica no desrespeito à liberdade, à privacidade do sujeito, à informação de que os dados por ele fornecidos estão sendo usados pelas Big Techs (Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft) para modular as suas escolhas e preferências. Refletir sobre essa invasão e os efeitos deletérios que ela produz, sobretudo na política pública de educação, é o objetivo das reflexões aqui engendradas, com fundamento nos estudos de Couldry e Mejias (2018), Quijano (2009), Cassino, Souza e Silveira (2021), Simonard (2020), Saviani e Galvão (2021) e Zuboff (2021).