La educación en derechos humanos en la sociedad red

Consideraciones sobre la colonialidad digital

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p231-241

Autores/as

  • Rejane Silva Centro Universitário de Maceió (UNIMA)
  • Lorena Madruga Monteiro Centro Universitário de Maceió – UNIMA/AFYA

Publicado

2024-10-09

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Resumen

A compreensão do significado de colonialidade na sociedade atual exige considerar a perspectiva tecnológica, pois o colonialismo praticado atualmente na sociedade pós-moderna não diz respeito à exploração territorial e eventuais riquezas encontradas, mas ao chamado colonialismo de dados, que se caracteriza por tornar o sujeito o objeto da exploração. É desse modo que esse novo colonialismo é considerado a partir da perspectiva da violação de direitos humanos, pois os sujeitos, não se identificam nem se reconhecem como objetos de exploração e dominação, sequer têm consciência que colaboram com este processo, como produtores e fornecedores da matéria prima necessária à exploração, isto é, os dados que alimentarão a voracidade algorítmica, que serão fundamentais para modular seu comportamento, suscitando uma subordinação tecnológica, que ele nem se dá conta. Tal subordinação se verifica no desrespeito à liberdade, à privacidade do sujeito, à informação de que os dados por ele fornecidos estão sendo usados pelas Big Techs (Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft) para modular as suas escolhas e preferências. Refletir sobre essa invasão e os efeitos deletérios que ela produz, sobretudo na política pública de educação, é o objetivo das reflexões aqui engendradas, com fundamento nos estudos de Couldry e Mejias (2018), Quijano (2009), Cassino, Souza e Silveira (2021), Simonard (2020), Saviani e Galvão (2021) e Zuboff (2021).

Biografía del autor/a

Lorena Madruga Monteiro, Centro Universitário de Maceió – UNIMA/AFYA

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP), no Centro Universitário de Maceió – UNIMA/AFYA. Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar de Inovação em Organizações e Políticas Públicas (LABIPOL)

Cómo citar

Silva, R., & Madruga Monteiro, L. (2024). La educación en derechos humanos en la sociedad red: Consideraciones sobre la colonialidad digital. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 231–241. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p231-241