A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p33-44

Autores/as

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá
  • Karine Santos

Palabras clave:

Educação Popular, Pedagogia Social, Vulnerabilidade Social, Emancipação Social.

Publicado

2014-10-27

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Artigos

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal destacar em obras de Paulo Freire fundamentos relacionais com a Pedagogia Social, de modo a contribuir para reflexões em torno da temática formação do educador social no Brasil. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sobre obras de Paulo Freire e de estudiosos da Pedagogia Social. O artigo apresenta três categorias de análise: a inovação epistemológica, o engajamento político e a visão de mundo esperançosa que são componentes, tanto da Educação Popular, como da Pedagogia Social. Os resultados revelam que essas categorias contribuem para a superação de condições opressoras e emancipação das pessoas através dos processos educacionais envolvidos nessas duas áreas. Para concluir, o artigo apresenta essas categorias como fundamentos para práticas educativas dos educadores sociais no Brasil.

Biografía del autor/a

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Profa. Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Cómo citar

Angeli Teixeira de Paula, E. M., & Santos, K. (2014). A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social. Interfaces Científicas - Educação, 3(1), 33–44. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p33-44

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