COMPORTAMENTO SUICIDA EM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Michelle Luiza de Rosso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Caroline Elias Rippel Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Marlene Garaluz Acosta Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Elis Maria Teixeira Palma Priotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Resumo

O presente estudo visa identificar na literatura científica a relação entre comportamento suicida e a participação de estudantes em cursos de pós-graduação stricto sensu, considerando a produção de artigos completos publicados nos últimos 20 anos, entre 2002 e 2021. A pesquisa foi realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e Portal da CAPES. Foram utilizados descritores incluindo "pós-graduação" e o operador booleano "AND" combinados as palavras-chave "sofrimento mental”, "comportamento suicida”, "saúde mental” e "adoecimento mental”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 4 artigos foram selecionados para análise. A revisão realizada indica uma lacuna significativa na literatura científica sobre essa temática específica. Embora os resultados sejam limitados, as evidências sugerem a associação entre cursar a pós-graduação stricto sensu e o aumento do risco de comportamento suicida. As conclusões destacam a importância da ampliação de pesquisas acerca desse tema, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada sobre a relação entre cursar a formação superior e o comportamento suicida, para serem fornecidos subsídios para a implementação de medidas efetivas de apoio aos estudantes e políticas públicas voltadas para a saúde mental na pós-graduação stricto sensu



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Luiza de Rosso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. 

Caroline Elias Rippel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Marlene Garaluz Acosta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora Doutora do programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora Doutora do programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Rosso, M. L. de, Rippel, C. E. ., Acosta, M. G. ., Andrade, S. V. R. de ., & Priotto, E. M. T. P. . (2024). COMPORTAMENTO SUICIDA EM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: REVISÃO INTEGRATIVA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 5–19. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/humanas/article/view/11788

Edição

Seção

Artigos