TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A DOCÊNCIA MASCULINA COM CRIANÇA PEQUENA NA COMUNIDADE PARAGUAIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p142-155Resumo
Este estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, teve por objetivo de apresentar as especificidades da Teoria das Representações Sociais (TRS), do mesmo modo, utilizando-a como aporte teórico para analisar a docência masculina com crianças pequenas na comunidade escolar do Paraguai e as relações de gênero que a cercam. Destarte, considerando os problemas ocasionados pela vigilância quanto a capacidade de um professor homem que se dispõe a trabalhar com crianças menores, traz o entendimento que gênero feminino é o mais adequado a realizar as tarefas em relação aos cuidados infantis, devido ao seu suposto instinto materno, fazendo com que haja um número menor dos profissionais do sexo masculino atendendo esse público. Isso ocorre por conta de normas e valores sociais advindos das Representações Sociais pautadas nas relações de gênero que define as atribuições que o homem e mulher devem exercer. Os resultados do levantamento bibliográfico permitem considerar que a TRS possibilita com eficácia compreender a docência masculina e que a partir das representações estabelecidas nas relações de gênero designam comportamentos e conduta para homens e mulheres, o que ocorre também na educação uma vez que a docência masculina com criança pequena tem sofrido preconceitos e isso explica a ínfima presença deste profissional atendendo ao público infantil.