PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO ESCOLAR E ACADÊMICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p341-351Resumo
Embora os construtos teórico-metodológicos do Pensamento Computacional (PC) venham sendo divulgados cada vez mais ultimamente e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomende sua aplicação no contexto das reformas educacionais no Brasil, na literatura científica recente há pouca exploração deles pelos professores brasileiros na perspectiva de projetos interdisciplinares no contexto da Educação Básica e Ensino Superior com foco em conteúdos de Língua Portuguesa (LP). Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar duas propostas didáticas a serem desenvolvidas na esfera da escola e da universidade, correlacionando princípios do PC com conteúdos de língua materna. Espera-se que as práticas pedagógicas propostas possam contribuir com o desenvolvimento de variadas competências nos estudantes escolares e acadêmicos, no tocante, particularmente, às habilidades linguísticas, tecnológicas e de resolução de problemas, com utilização produtiva de noções do PC.