PREVENÇÃO AO SUICÍDIO ENTRE JOVENS: ANÁLISE DO FILME PUBLICITÁRIO “CONTEÚDO SENSÍVEL”

An Analysis of the “Sensitive Content” Publicity Film

Autores

  • Rômulo Tondo Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p89-102

Resumo

Este estudo analisa o anúncio "Conteúdo Sensível", veiculado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) no Instagram durante a campanha Setembro Amarelo de 2021. Fundamentado em dados documentais e na literatura sobre comunicação e saúde, o trabalho investiga o contexto de circulação do anúncio e o conteúdo voltado à prevenção do suicídio. Observa-se que o filme publicitário utiliza elementos visuais inspirados na dinâmica do Instagram, abordando comportamentos associados ao público jovem e promovendo maior engajamento, visualizações e interações com a campanha do CVV.

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Biografia do Autor

Rômulo Tondo, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Comunicação (UFRGS/2023). Bacharel em Comunicação Social (UFSM/2012), Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar (Unipampa/2014) e Mestre em Comunicação (UFSM/2016). Integrante dos grupos de pesquisa: Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS/CNPq), Comportamento Suicida e Transtornos Mentais Graves (UFRGS/CNPq) e Desinfomídia - Estudos Sobre Desinformação no Ecossistema Midiático (UFSM/CNPq). Seus interesses de pesquisa incluem: estudos do consumo, recepção midiática, juventude, comunicação e saúde, literacias (midiática, digital e em saúde), usos sociais da internet, e-Saúde, saúde mental, divulgação científica e impacto de campanhas de saúde.

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Publicado

2025-05-07

Como Citar

Tondo, R. (2025). PREVENÇÃO AO SUICÍDIO ENTRE JOVENS: ANÁLISE DO FILME PUBLICITÁRIO “CONTEÚDO SENSÍVEL”: An Analysis of the “Sensitive Content” Publicity Film. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 89–102. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p89-102

Edição

Seção

Artigos