PERFIL DE MULHERES EM COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E IMPACTOS MULTIDIMENSIONAIS DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p124-137

Autores

Publicado

2024-04-29

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil das mulheres atendidas em duas comunidades terapêuticas femininas em um município do Sul do Brasil, bem como investigar os impactos do uso de drogas em diferentes áreas de suas vidas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário a 26 mulheres que estavam em atendimento nessas comunidades terapêuticas. No que se refere ao perfil das mulheres partiicpantes, a faixa etária média foi superior a 35 anos, formada por mulheres que autodeclaravam brancas, solteiras, com ensino médio completo e renda mensal média inferior a um salário mínimo. Foi observado número equivalente de católicas e evangélicas pentecostais, seguidas por protestantes e sem religião. Quanto aos impactos do uso de drogas em suas vidas, mais de 73% relataram adversidades com os filhos, mais de 70% no relacionamento conjugal, 80% na saúde e quase 80% no trabalho. Os resultados deste estudo destacam a importância de abordagens integradas e contextualizadas no tratamento e recuperação de mulheres com dependência química. É fundamental considerar não apenas os aspectos biológicos e psicológicos do uso de drogas, mas também os determinantes sociais da saúde, como a renda, a educação e o suporte social. Além disso, é relevante reconhecer o papel da religião e do envolvimento religioso na vida dessas mulheres. Espera-se que essas informações possam contribuir para o aprimoramento das práticas de atendimento e promoção do bem-estar dessas mulheres.

Biografia do Autor

Paulo Gustavo de Limas Ribas, Universidade Cesumar

Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar, (Unicesumar) em Maringá, Paraná.

Tânia Maria Gomes da da Silva, Universidade Cesumar

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar, (Unicesumar) em Maringá, Paraná.

Ângela Mara de Barros Lara, Universidade Cesumar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar, (Unicesumar) em Maringá, Paraná.

Jeferson Luis Lima da Silva, Universidade Cesumar

Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Sociologia pela Universidade Cesumar, (Unicesumar) em Maringá, Paraná.

Como Citar

Ribas, P. G. de L., da Silva, T. M. G. da, Lara, Ângela M. de B., & Silva, J. L. L. da. (2024). PERFIL DE MULHERES EM COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E IMPACTOS MULTIDIMENSIONAIS DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 124–137. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p124-137