AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA E QUÍMICA DO LEITE CRU COMERCIALIZADO EM SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS, MARANHÃO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p700-713Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo, pois é rico em nutrientes; entretanto, esse alimento pode ser facilmente contaminado ou adulterado, devido as práticas de manejo e higiene inadequadas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a composição química e bacteriológica do leite cru comercializado em São Raimundo das Mangabeiras, Nordeste do Brasil. Um total de 10 amostras foram obtidas entre novembro de 2022 a junho de 2023, e processadas para: enumeração de bactérias mesófilas; quantificação de coliformes totais (CTO) e termotolerantes (CTT); e avaliação da presença de Escherichia coli e Salmonella sp. Além disso, também avaliamos o teor de lactose (%), proteína (%), gordura (%) e água adicionada (%). Um total de 80% das nossas amostras apresentou crescimento de colônias de bactérias mesófilas, com o maior valor de 1×103 unidades formadoras de colônias (UFC)/mL. Por outro lado, um total de 100% das nossas amostras apresentou CTO e CTT. Os maiores valores variaram entre 150 – 210 número mais provável (NMP)/mL. Nenhuma amostra teve a presença de Salmonella sp; entretanto, uma (10%) apontou a presença de Escherichia coli. Além disso, um total de 80% das nossas amostras apresentou baixo teor de gordura, 30% pouca lactose e 20% baixa taxa de proteína. Também verificamos a quantidade de 1% de água adicionada em uma de nossas amostras (10%). Portanto, algumas amostras de leite cru comercializado em São Raimundo das Mangabeiras não são apropriadas para o consumo da população, indicando uma manipulação inadequada desse alimento.