DISTRIBUTION OF AQUATIC MACROINVERTEBRATES AND SURFACE WATER QUALITY IN PEDRA BRANCA STATE PARK
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p372-388Published
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Abstract
A presença de organismos bioindicadores está diretamente associada à preservação dos ambientes aquáticos, pois podem ser sensíveis a poluentes orgânicos e inorgânicos e as alterações nas características limnológicas da água. Para realizar este trabalho, parâmetros de campo de dois rios do Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio de Janeiro, Brasil, foram analisados durante a estação seca em junho de 2018, e sedimentos com macroinvertebrados aquáticos foram amostrados para a identificação de táxons. Os dados coletados foram avaliados por Escala Multidimensional Não Métrica, para analisar a similaridade entre a composição dos organismos nos locais amostrados; Análise de Redundância, para investigar as relações entre fatores bióticos e abióticos e através dos resultados quantitativos dos taxa encontrados, os índices EPT (Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera), BMWP (Monitoring Working Party) e IBF (Biotic Index of Families) foram usados para obter resultados qualitativos sobre os níveis de qualidade, preservação e poluição dos rios . Os resultados obtidos são de grande importância ambiental e urbana, pois os rios do Parque Estadual da Pedra Branca são indispensáveis para o abastecimento de água dos bairros do entorno e influenciam diretamente no clima do município do Rio de Janeiro.