Assistência de enfermagem nas complicações respiratórias da distrofia muscular de Duchenne
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v2n1p49-57Keywords:
Distrofia Muscular de Duchenne, Enfermagem, Complicações respiratóriasPublished
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Abstract
A distrofia muscular de Duchenne corresponde a um grupo de doenças de origem genética progressiva que se caracterizam por alterações estruturais ou funcionais dos músculos. O tratamento de Enfermagem é manter a função dos níveis respiratórios e estimular a qualidade de vida. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo foi verificar a atuação da enfermagem nas complicações respiratórias da DMD. Este trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, cuja estratégia de busca incluiu consulta à base de dados eletrônicas SciELO, Science Direct, Bireme e PEDro. A ausência de estudos envolvendo a prática de Enfermagem na Distrofia Muscular de Duchenne, a mais comum e mais grave dentre as doenças neuromusculares hereditárias conhecidas, tem levado a não tomada de atitudes coerentes por parte dos poderes públicos e privados, das sociedades médicas e científicas. Há a necessidade de se conhecer a atuação da enfermagem nas complicações respiratórias da DMD, a fim de que este conhecimento possa contribuir para possíveis ações mais precisas e eficazes por parte de agentes públicos e privados que estão direta ou indiretamente envolvidos na prestação de serviços de saúde, bem como promover a formação de conhecimento crítico e humanístico que possam favorecer que estudantes e profissionais tenham informações verdadeiras e relevantes.