PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE SÍFILIS CONGÊNITA NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR NO PERÍODO DE 2007 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p422–434Publicado
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumen
Objetivo: O presente estudo descreve as características epidemiológicas dos casos notificados de Sífilis Congênita no município de Guarapuava – PR, entre os anos de 2007 e 2017. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, a partir da análise dos dados notificados nas fichas do SINAN e de prontuário eletrônico do município em que a pesquisa foi realizada. Resultados: Notou-se comportamento crescente de casos com o passar dos anos, onde o perfil era com predomínio da doença em adultos jovens, com baixa escolaridade e donas-de-casa. Conclusão: Há a necessidade de ampliar protocolos de prevenção prestada à população, para diminuir os índices de ocorrência da doença, a fim de verificar e confirmar essa crescente tendência de novos casos, direcionando ações imediatas e efetivas.