SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE ANTIMICROBIANA DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA OBTIDAS ATRAVÉS DA ROTA VERDE COM EXTRATOS VEGETAIS E SÍNTESE INORGÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p319-332Publicado
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumen
O aumento da resistência bacteriana tem levado a busca pela descoberta de novos antibióticos e a potencialização de classes de antibióticos já existentes. A síntese verde ganha espaço nessa área por utilizar componentes orgânicos que reduz o custo do processo e produz uma abordagem menos danosa ao meio ambiente. A pesquisa objetivou comparar as diferentes sínteses de nanopartículas de prata e avaliar a atividade antimicrobiana. Foram utilizadas sete amostras vegetais de espécies encontradas na Amazônia: Cassimirela (Humirianthera ampla), Copaíba (Copaifera officinalis L), Sacaca (Croton cajucara BENTH), Maclura (Maclura tinctoria), Quina-quina (Cinchona officinalis) e Pimenta Longa (Piper longum). A extração do óleo essencial das plantas se deu através da técnica de arraste a vapor. A síntese de nanopartículas ocorreu através da rota verde utilizando extratos de plantas como agente redutor (Nps Ag orgânica) e borohidreto como agente redutor na síntese química (Nps Ag Inorganica). Para caracterização das nanopartículas sintetizadas foram realizadas análises espectroscópicas de UV-Vis seguido da análise por espalhamento dinâmico de Luz (DLS). Os diferentes extratos analisados no ensaio não demonstraram ter ação antimicrobiana nas diferentes cepas utilizadas, porém as nanopartículas sintetizadas a partir da utilização do extrato como agente redutor obteve resultado em três sínteses copaíba, cassimirela e sacaca.