PERFIL E DESFECHO DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS INTERNADOS EM TERAPIA INTENSIVA COM COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p333-347Publié-e
Téléchargements
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Résumé
Objetivo: Analisar e comparar o perfil epidemiológico e desfechos clínicos dos pacientes diabéticos com coronavírus na UTI. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico coorte retrospectivo. A amostra foi composta por 271 pacientes divididos em 102 pacientes no grupo A (com diabetes mellitus) e 169 pacientes no grupo B (sem diabetes mellitus). Os dados analisados foram referentes aos meses de março a agosto de 2020. Resultados: Ambos os grupos foram predominados por pacientes do gênero masculino, e a média de idade entre 69 e 67 anos, com idade mais avançada no grupo dos diabéticos. Houve um predomínio no uso de VM e TQT pelos diabéticos 63,7% e 16,7%, respectivamente, assim como o tempo médio de VM. As principais complicações encontradas foram IRpA, SARA e infecções secundárias. Os pacientes diabéticos mostraram-se com maior desfecho negativo e maior tempo de internação. Conclusão: Ter diabetes associada à infecção por coronavírus mostrou piores prognósticos. É pertinente levar em consideração a necessidade de maior atenção aos cuidados com esta população.