COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O MERCADO DE ALIMENTOS ASSOCIADOS AO MARKETING SUSTENTÁVEL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p922-935

Autores/as

Publicado

2024-11-21

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Resumen

La creciente conciencia de la sociedad sobre la responsabilidad socioambiental está desencadenando una transformación en el entorno industrial. La atención a las cuestiones ambientales está integrada en la vida diaria de las organizaciones, a través de sistemas de gestión ambiental y prácticas sostenibles. Por lo tanto, la implementación del marketing sustentable se considera una herramienta importante a abordar por las empresas. El objetivo de este trabajo fue estudiar el marketing sustentable desde la perspectiva de los consumidores de productos lácteos. Para lograr estos objetivos, la investigación implicó la aplicación de un cuestionario online que fue respondido por 133 consumidores. Cabe señalar que los consumidores de lácteos están preocupados por los aspectos ambientales y son conscientes de que acciones de sostenibilidad son posibles. Quieren cambiar su rutina y decidir sobre cuestiones medioambientales a la hora de comprar. Sin embargo, todavía están muy preocupados por el precio y el suministro regular de productos ecológicos. Se encontró que los consumidores eligen productos que generan menos contaminación ambiental cuando pueden hacer esta elección. Se concluye que es necesario promover aún más la sinergia entre la industria, el medio ambiente y el consumidor en la definición de estrategias de producción y consumo que prioricen la valorización de las cuestiones ambientales.

Biografía del autor/a

Meire Sanne Aparecida Andrade, IF SUdeste MG - Campus Rio Pomba

Técnica em Química. Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Especialista em Agroecologia. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Experiência em Indústria de laticínios.

Andréia Aparecida Albino , IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Administração pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (2006), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2009), doutorado em Administração (com ênfase em marketing) pela PUC-Rio (2016) e MBA em Marketing pela ESPM (2023). Professora do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba desde 2011.

Vanessa Riani Olmi Silva, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como tutora do PET Ciências Agrárias e coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atuou como Pró-reitora de Ensino do IF Sudeste MG, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Tecnologia em Laticínios e do Curso Técnico em Agroindústria. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial, Biotecnologia de Alimentos, Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento Ambiental na Indústria de Alimentos.

Carlos Miranda Carvalho, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sudeste de Minas Gerais- Campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação e pós-colheita de frutas, economia solidária, extensão rural e manejo da irrigação.

Cómo citar

Sanne Aparecida Andrade, M., Aparecida Albino , A., Riani Olmi Silva, V., Miranda Carvalho, C., Cunha de Souza Pereira, D., & Narvaes da Rocha Campos, A. (2024). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O MERCADO DE ALIMENTOS ASSOCIADOS AO MARKETING SUSTENTÁVEL. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 922–935. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p922-935