Material de Referência Certificado para Quantificação de DNA: importância forense
DOI :
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p53-59Mots-clés :
Material de Referência Certificado, Reação em Cadeia da Polimerase, Metrologia ForensePublié-e
Téléchargements
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Résumé
A qualidade nas medições é uma exigência social, de forma que os produtos da Ciência Forense não ficarão de fora desta demanda. Especificamente nas técnicas utilizadas atualmente na Genética Forense, a correta quantificação do DNA é essencial, pois as amostras, em geral são exíguas, deterioradas ou contaminadas com inibidores de PCR. Assim, trabalhar com concentrações desconhecidas, ou não confiáveis, pode acarretar em não obtenção de resultados ou em resultados duvidosos. Para evitar tais problemas, a produção de um Material de Referência Certificado (MRC) nacional para quantificação de DNA faz-se inadiável. Os caminhos para sua obtenção são apresentados neste trabalho.