RISCO MICROBIOLÓGICO POTENCIAL ASSOCIADO À LOCALIZAÇÃO DE BEBEDOUROS
Drinking Water Fountains Contamination
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p399-408Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Sendo os bebedouros a principal fonte de água potável gratuita nos espaços públicos, os padrões de qualidade microbiológica dessas instalações são bastante relevantes para a saúde pública. O objetivo do presente estudo foi avaliar a condição microbiológica de bebedouros de uma instituição pública quanto à presença de microrganismos potencialmente patogênicos e estabelecer possíveis causas de contaminação. A análise microbiológica foi realizada com amostras de sete válvulas de jato de bebedouros localizados perto de banheiros. Contamos o número de usuários dos bebedouros sob dois parâmetros: indivíduos que somente beberam água, e indivíduos que usaram o banheiro e depois beberam água. As amostras biológicas coletadas foram cultivadas em meio de cultura específicos e os resultados revelaram a presença de microrganismos potencialmente patogênicos, incluindo Staphylococcus aureus e Salmonella spp. Ainda que nossos resultados indiquem a presença de microrganismos potencialmente patogênicos, nossos dados não mostram correlação entre o número de microrganismos isolados e o número de usuários dos bebedouros. Também não foi identificada correlação específica entre a frequência de uso de bebedouros e a proximidade aos banheiros. Sugerimos que a contaminação presente na superfície dos bebedouros se deve à ineficácia dos procedimentos de limpeza adotados e à localização dos bebedouros. A identificação de patógenos relevantes para a saúde pública pode resultar em consequências graves para os usuários.