Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n2p47-58Palavras-chave:
Cascas de árvores, EDXRF, dados de saúdePublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A população dos povoados Machado, Estivas e Estivas II, localizados em Laranjeiras, e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, região na qual está inserido um grande complexo industrial cimenteiro, sofre com a poluição do ar produzida por estas indústrias. O objetivo deste trabalho é avaliar o risco da exposição humana às emissões atmosféricas poluentes deste complexo industrial cimenteiro, por meio de biomonitoramento passivo, utilizando cascas de árvores presentes na região de estudo como bioindicadores, como alternativa de monitoramento abrangente, preciso e de baixo custo de poluentes do ar. Para esta proposta, concentrações de elementos químicos foram determinadas pela técnica do EDXRF, nas cascas de árvores. Foram calculados os fatores de enriquecimento para os elementos encontrados nas cascas da região em estudo, com o objetivo de verificar aqueles que são de inserção de atividades antropogênicas. Mapas de atenuação das concentrações dos elementos foram feitos com o intuito de identificar “hor spots” e de conhecer a mobilidade do elemento no ar.Foram coletados dados de saúde da população nos postos de saúde dos povoados Machado, Estivas e Estivas II . Dados de saúde dos pacientes do povoado Oiteiros, localizado em Nossa Senhora do Socorro e livre das emissões aéreas das indústrias de cimento foram coletados no posto de saúde local para comparação com os dados de saúde dos povoados impactados pelas cimenteiras. Os resultados mostram que é necessário, que sejam efetuados estudos epidemiológicos, importantes para proteção da saúde e estabelecimento de medidas mitigadoras para esta população exposta às concentrações mais elevadas de poluentes.