Riscos Ocupacionais do atendimento pré-hospitalar: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n3p69-77Palavras-chave:
Ergonomia, atendimento pré-hospitalar, riscos ocupacionaisPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Trata de um estudo bibliográfico com análise sistematizada e qualitativa que busca conhecer e analisar à problemática da saúde pública no Brasil em decorrência dos acidentes de trânsito, violência, aumento das doenças crônicas e morbimortalidade da população. Verifica que o campo de trabalho em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tem crescido e, junto a ele, os problemas de saúde, envolvendo os profissionais que desempenham a atividade de socorrista. Procura conhecer e analisar a literatura publicada acerca dos riscos ergonômico-ocupacionais aos quais estão sujeitos os profissionais do APH, fenômeno ainda desconhecido, apesar de encontrar relação entre a função e os problemas de saúde ocupacional. Evidencia a exposição dos profissionais aos mais distintos tipos de ambientes e circunstâncias, podendo influenciar no desempenho do seu papel durante o atendimento. A estratégia de busca incluiu pesquisa em bases eletrônicas e citações em publicações inicialmente identificadas. Encontra os fatores mais explorados pelos autores e sugere aos profissionais que desenvolvem a atividade, reflitam sobre a área de riscos ocupacionais, a fim de adequar sua conduta com a exigência do serviço, agindo em favor da segurança e diminuindo os riscos ocupacionais durante a jornada de trabalho.