REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA NO ESTADO DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p435–443Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) promove a implantação de Núcleos de Telemedicina e Telessaúde (NTT) em hospitais universitários e universidades federais de todo o Brasil. A adesão do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na RUTE, ocorreu em 2007 com base na necessidade de docentes e discentes das áreas de saúde e tecnologia da informação. Este trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento do NTT do HUPAA desde a sua implantação até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida em três etapas, através de uma investigação documental, entrevistas com os coordenadores do NTT e dos Grupos de Interesse Especial (SIGs) e pelo diálogo com a literatura publicada sobre o tema, ressaltando a importância do registro e divulgação das informações sobre as ações relacionadas à telemedicina e telessaúde.