PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89

Autores

  • Valber Barros de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Lidianne Salvatierra Universidade Federal do Tocantins

Publicado

2023-02-28

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Secção

Artigos

Resumo

O objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar.

Biografia Autor

Valber Barros de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins

Como Citar

Barros de Sousa, V., & Salvatierra, L. (2023). PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(2), 73–89. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89