OFICINA DE PRODUÇÃO DE PODCASTS: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autors/ores

  • Josean Santos Nascimento Universidade Tiradentes
  • Adailsa Alves Sousa Universidade Tiradentes
  • Anderson da Conceição Santos Sobral Universidade Tiradentes

Resum

O uso de recursos tecnológicos, como os podcasts, são propiciadores da dinamização do processo ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. Esta pesquisa objetivou a apreciação do potencial didático-pedagógico dos podcasts para o ensino de Ciências e Biologia, através da realização de uma oficina de produção de podcasts com professores e licenciandos da área das Ciências Biológicas. O presente trabalho é pautado na metodologia de pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Sendo assim, foi desenvolvida uma oficina virtual de produção de podcasts, intitulada “Podcasts e o Ensino de Ciências e Biologia” com a participação de 15 graduandos em Ciências Biológicas – Licenciatura e dois professores de Ciências e Biologia. Como possibilidade dos professores e graduandos avaliarem os aspectos da oficina e fazer sugestões, foi realizada uma Pesquisa de Satisfação contendo questões abertas e fechadas através da plataforma digital Google Forms. Observou-se que 15 participantes responderam estar totalmente satisfeitos quanto à suficiência da carga horária da oficina e com relação à didática utilizada na oficina, 16 participantes demonstraram estar totalmente satisfeitos, bem como, 90% dos participantes responderam que pretende utilizar Podcasts para a elaboração de aulas. Quando questionados se indicariam a oficina para colegas de profissão, 100% dos participantes da oficina responderam que sim. Conclui-se que a produção de podcasts é um recurso que possibilita a obtenção de competências digitais essenciais para o cidadão hodierno, bem como, oportuniza a compreensão dos objetos de conhecimento de Ciências e Biologia de forma dinamizada.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografies de l'autor/a

Josean Santos Nascimento, Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Tiradentes; Pós-Graduado em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; Integrante do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE); E-mail: joseansantos03@gmail.com.

Adailsa Alves Sousa, Universidade Tiradentes

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Tiradentes; E-mail: adailsa.alves@souunit.com.br

Anderson da Conceição Santos Sobral, Universidade Tiradentes

Doutor em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe; Professor dos Cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura e Engenharia Civil da Universidade Tiradentes. E-mail: anderson.conceicao@souunit.com.br.

Publicades

2022-11-17

Com citar

Nascimento, J. S., Alves Sousa, A., & da Conceição Santos Sobral, A. (2022). OFICINA DE PRODUÇÃO DE PODCASTS: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 7(3), 37. Retrieved from https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/10815

Número

Secció

Artigos