OFICINA DE PRODUÇÃO DE PODCASTS: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Resum
O uso de recursos tecnológicos, como os podcasts, são propiciadores da dinamização do processo ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. Esta pesquisa objetivou a apreciação do potencial didático-pedagógico dos podcasts para o ensino de Ciências e Biologia, através da realização de uma oficina de produção de podcasts com professores e licenciandos da área das Ciências Biológicas. O presente trabalho é pautado na metodologia de pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Sendo assim, foi desenvolvida uma oficina virtual de produção de podcasts, intitulada “Podcasts e o Ensino de Ciências e Biologia” com a participação de 15 graduandos em Ciências Biológicas – Licenciatura e dois professores de Ciências e Biologia. Como possibilidade dos professores e graduandos avaliarem os aspectos da oficina e fazer sugestões, foi realizada uma Pesquisa de Satisfação contendo questões abertas e fechadas através da plataforma digital Google Forms. Observou-se que 15 participantes responderam estar totalmente satisfeitos quanto à suficiência da carga horária da oficina e com relação à didática utilizada na oficina, 16 participantes demonstraram estar totalmente satisfeitos, bem como, 90% dos participantes responderam que pretende utilizar Podcasts para a elaboração de aulas. Quando questionados se indicariam a oficina para colegas de profissão, 100% dos participantes da oficina responderam que sim. Conclui-se que a produção de podcasts é um recurso que possibilita a obtenção de competências digitais essenciais para o cidadão hodierno, bem como, oportuniza a compreensão dos objetos de conhecimento de Ciências e Biologia de forma dinamizada.
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