O impacto do estágio na formação do farmacêutico no cuidado ao paciente idoso
Mots-clés :
Serviços de farmácia, Metodologias ativas, Análise de satisfaçãoRésumé
Entende-se que estágio curricular é a prática em farmácia, uma oportunidade da aplicabilidade, uma relação direta entre a teoria e o exercício profissional. Mediante o objetivo do trabalho foi à efetivação do Estágio Farmacêutico como eixo indutor ao exercício pleno da prática de Atenção Farmacêutica, através da análise de percepções. Trata se de um estudo analítico, quantitativo e qualitativo, transversal, através da aplicação de formulários, realizado em evento de intervenção farmacêutica, no período de junho de 2012. Foram incluídas na pesquisa, todas as voluntárias assistidas no Programa de Atenção Farmacêutica e integrantes do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – PAIMI, sendo investigadas as percepções e produções dos educadores (alunos) através de formulários específicos aplicados às educandas (idosas). Os educandos autoavaliaram o seu desenvolvimento. Os resultados mostraram que as ações baseadas em problemas foram bem aceitas no grupo, com índices variando entre ótimo para a educação (77%), cortesia (69%) e satisfação das participantes ao programa foi entre ótimo a bom. O estágio farmacêutico permitiu o melhor aproveitamento dos estagiários e permitiu ao aluno novas metodologias de aprendizado.
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