O impacto do estágio na formação do farmacêutico no cuidado ao paciente idoso

Autores

  • Maria Izabel Gomes Alves Universidade Tiradentes
  • Priscila Souza de Sena Rios Universidade Tiradentes
  • Marcos Cardoso Rios Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Serviços de farmácia, Metodologias ativas, Análise de satisfação

Resumo

Entende-se que estágio curricular é a prática em farmácia, uma oportunidade da aplicabilidade, uma relação direta entre a teoria e o exercício profissional. Mediante o objetivo do trabalho foi à efetivação do Estágio Farmacêutico como eixo indutor ao exercício pleno da prática de Atenção Farmacêutica, através da análise de percepções. Trata se de um estudo analítico, quantitativo e qualitativo, transversal, através da aplicação de formulários, realizado em evento de intervenção farmacêutica, no período de junho de 2012. Foram incluídas na pesquisa, todas as voluntárias assistidas no Programa de Atenção Farmacêutica e integrantes do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – PAIMI, sendo investigadas as percepções e produções dos educadores (alunos) através de formulários específicos aplicados às educandas (idosas). Os educandos autoavaliaram o seu desenvolvimento. Os resultados mostraram que as ações baseadas em problemas foram bem aceitas no grupo, com índices variando entre ótimo para a educação (77%), cortesia (69%) e satisfação das participantes ao programa foi entre ótimo a bom. O estágio farmacêutico permitiu o melhor aproveitamento dos estagiários e permitiu ao aluno novas metodologias de aprendizado.

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Biografias Autor

Maria Izabel Gomes Alves, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

Priscila Souza de Sena Rios, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

Marcos Cardoso Rios, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

Publicado

2013-02-26

Como Citar

Alves, M. I. G., Rios, P. S. de S., & Rios, M. C. (2013). O impacto do estágio na formação do farmacêutico no cuidado ao paciente idoso. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 1(2), 107–120. Obtido de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/551

Edição

Secção

Artigos