O lúdico como motivação no processo de aprendizado da matemática
Schlagworte:
Matemática, Jogo, Lúdico, jogos matemáticosAbstract
O presente artigo tem por objetivos: analisar as possibilidades que o jogo permite o aluno a fazer da aprendizagem matemática um processo interessante e divertido; e avaliar como as atividades que envolvam dois ou mais alunos podem oportunizar interação social e desenvolver a afetividade e a comunicação entre eles. Com base nisto, alguns questionamentos foram levantados: de que forma o lúdico pode influenciar no processo de aprendizado da matemática nas primeiras séries do Ensino fundamental? Como a articulação do lúdico com o estudo pode auxiliar na construção dos saberes matemáticos pelo aluno? A metodologia dessa pesquisa baseou-se na em pesquisa bibliográfica no acervos das Bibliotecas Jacinto Uchoa (Unit) e na Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe. O presente estudo teórico é de relevância, pois contribui para a compreensão acerca da utilização dos jogos como instrumento essencial no desenvolvimento cognitivo do aluno na Matemática. Contudo, nota-se que o bom desempenho e obtenção do sucesso do processo de ensino-aprendizagem, não basta que o professor tenha domínio do conteúdo a ser ensinado, torna-se essencial a utilização de recursos didáticos lúdicos. Dessa forma, o lúdico pode aproximar os alunos e pode funcionar como impulso levando a uma melhor assimilação e compartilhamento de informações.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.