O lúdico como motivação no processo de aprendizado da matemática

Autores/as

  • Fábio Augusto Rodrigues Nóbrega Universidade Tiradentes
  • Erika Machado dos Santos Unit

Palabras clave:

Matemática, Jogo, Lúdico, jogos matemáticos

Resumen

O presente artigo tem por objetivos: analisar as possibilidades que o jogo permite o aluno a fazer da aprendizagem matemática um processo interessante e divertido; e avaliar como as atividades que envolvam dois ou mais alunos podem oportunizar interação social e desenvolver a afetividade e a comunicação entre eles.  Com base nisto, alguns questionamentos foram levantados: de que forma o lúdico pode influenciar no processo de aprendizado da matemática nas primeiras séries do Ensino fundamental? Como a articulação do lúdico com o estudo pode auxiliar na construção dos saberes matemáticos pelo aluno? A metodologia dessa pesquisa baseou-se na em pesquisa bibliográfica no acervos das Bibliotecas Jacinto Uchoa (Unit) e na Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe. O presente estudo teórico é de relevância, pois contribui para a compreensão acerca da utilização dos jogos como instrumento essencial no desenvolvimento cognitivo do aluno na Matemática. Contudo, nota-se que o bom desempenho e obtenção do sucesso do processo de ensino-aprendizagem, não basta que o professor tenha domínio do conteúdo a ser ensinado, torna-se essencial a utilização de recursos didáticos lúdicos. Dessa forma, o lúdico pode aproximar os alunos e pode funcionar como impulso levando a uma melhor assimilação e compartilhamento de informações.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Augusto Rodrigues Nóbrega, Universidade Tiradentes

Bacharel em Engenheiro de Minas pela UFPB, Mestre em Engenharia de Minas na áres de Lavra de minas - matemática computacional avançada. Profesor adjunto da Universidade Tiradentes dede 2005.

Erika Machado dos Santos, Unit

aluna do curso de bacharelado em matemática da Unit

Publicado

2013-02-25

Cómo citar

Nóbrega, F. A. R., & dos Santos, E. M. (2013). O lúdico como motivação no processo de aprendizado da matemática. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 1(2), 11–18. Recuperado a partir de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernoexatas/article/view/298

Número

Sección

Artigos