SOLO GRAMPEADO E MURO DE GABIÃO: UMA DISCUSSÃO DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TAIS TÉCNICAS

Autores

  • Diego Silva Souza Universidade Tiradentes
  • Clayton da Ressurreição Oliveira Universidade Tiradentes
  • Marcos Rangel Aquino Barros Universidade Tiradentes

Resumo

Sabe-se que as encostas e taludes, quando instáveis, representam um desafio significativo em termos de segurança e desenvolvimento de infraestrutura. Com isso, a aplicação de técnicas adequadas de estabilização é fundamental para minimizar os riscos associados a essas áreas. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo geral investigar as duas principais técnicas de estabilização de encostas: Solo Grampeado e Muro de Gabião. A pesquisa adotou um nível exploratório, focado na identificação das causas e no desenvolvimento de soluções para estabilização. Por conseguinte, através de uma pesquisa bibliográfica foi construído o referencial teórico e assim descrita e caracterizada as técnicas em estudo. Nos resultados e discussões apresentou-se alguns usos e aplicações das referidas técnicas no Brasil, e ao final propôs-se uma comparação entre ambas evidenciando algumas das suas vantagens e desvantagens. Como considerações finais destaca-se a necessidade de atenção dedicada à seleção, implementação e manutenção de estabilização de encostas, pois tanto o solo grampeado quanto o muro de gabião, cumprem o seu propósito. Contudo, salienta-se que tal decisão reflete um compromisso com a segurança, bem-estar e preservação ambiental para as gerações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Diego Silva Souza, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Propriedade Intelectual pelo PPGPI-UFS (2024), Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Licenciado em Matemática pela Estácio (2020), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009). Possui Especialização latu sensu em: Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (2021), Matemática Financeira e Estatística (2021); Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes atuando nos Cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Contábeis e Tecnológicos), e em Ciências Exatas (Engenharia Civil). 

Clayton da Ressurreição Oliveira, Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes

Marcos Rangel Aquino Barros, Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Silva Souza, D., da Ressurreição Oliveira, C., & Rangel Aquino Barros, M. (2024). SOLO GRAMPEADO E MURO DE GABIÃO: UMA DISCUSSÃO DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TAIS TÉCNICAS. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 8(3), 36–55. Obtido de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernoexatas/article/view/12055

Edição

Secção

Artigos