REFLEXÕES ACERCA DO PEDAGOGO NA ÁREA HOSPITALAR
Samenvatting
Para o estudante em plena atividade escolar, mas que se encontra enfermo e internado em um hospital, é seu direito ter a continuidade dos seus estudos dentro do espaço de internação. O presente artigo busca refletir sobre a área da Pedagogia Hospitalar, especialidade de ensino cada vez mais presente em hospitais: lidar diariamente com crianças/adolescentes hospitalizados e em algumas situações delicadas e graves. A fim de embasar a reflexão a partir do aporte teórico, a pesquisa se configurou em duas etapas: a primeira fase foi executada por meio do estudo teórico. Através do levantamento bibliográfico com autores que abordam o tema, buscou-se também, a pesquisa em documentos, através legislações relacionadas à pedagogia hospitalar, mais precisamente sobre classe hospitalar para reforçar o aporte teórico do estudo. Além da pesquisa bibliográfica e documental, no segundo momento, aconteceu a pesquisa de campo, onde foi realizada entrevista. Após as etapas de pesquisa, conclui-se que pedagogo hospitalar, utilizando seu conhecimento da forma correta e levando em consideração a situação do paciente, consegue desenvolver uma dinâmica educativa e divertida, satisfatória no processo de ensino/aprendizagem.