SPIN-OFFS ACADÊMICAS NO BRASIL: ANÁLISE NORMATIVA E ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
LEGAL ANALYSIS AND MULTIPLE CASE STUDY
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-381X.2023v9n2p105%20-%20120Resumo
As universidades desempenham um papel importante na promoção do empreendedorismo, observando que um ecossistema favorável é fundamental para as denominadas spin-offs acadêmicas. Tais empresas são oriundas de ideias e conhecimentos adquiridos pelo pesquisador por meio de suas atividades na instituição à qual está vinculado, para fins de comercialização de propriedade intelectual ou produtos derivados de suas pesquisas. Este estudo qualitativo analisou a influência da burocracia nas universidades públicas, quanto à geração de negócios resultantes de suas pesquisas. Para isso, adentra no espaço de fomento à inovação e ao empreendedorismo de universidades selecionadas. Uma abordagem indutiva foi utilizada para analisar as normas das Universidades Federais de Sergipe (UFS), Minas Gerais (UFMG) e Pernambuco (UFPE). Para aprofundar o conhecimento sobre a política de inovação, realizou-se um estudo de caso com professores orientadores dos projetos selecionados no Programa de Indução à Criação de Startups, promovido pela UFS, referente ao edital publicado em 2021. Verificou-se a preocupação das instituições selecionadas com a inovação tecnológica e o empreendedorismo, possuindo normas atreladas à geração de negócios. Foi possível reconhecer um significativo avanço legislativo da UFS após a publicação de sua nova política de inovação, em 2022, eliminando as inseguranças jurídicas da regulamentação anterior e ampliando as oportunidades para o empreendedorismo universitário, com uma grande revisão de sua estrutura organizacional para a inovação e empreendedorismo, o que torna sua política mais abrangente do que as demais instituições selecionadas. Identificou-se que uma gestão de excelência precisa estar atrelada à política de inovação para o avanço do empreendedorismo acadêmico.
Palavras-Chave: Empreendedorismo; Inovação; Negócios; Spin-offs.