EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSOS DE DIREITO DE INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DA REGIÃO NORDESTE
one comparative study between the Law Courses of the State Institutions of North East Region
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-381X.2024v9n3p295-309Resumo
O artigo propõe um estudo comparativo entre os Cursos de Direito ofertados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e na Universidade do Estado da Bahia, buscando compreender como os seus currículos acadêmicos abordam a educação étnico-racial. Ao analisar as ementas das disciplinas disponibilizadas pelos cursos em questão, percebeu-se que o tema é abordado de forma muito superficial, ou quase não é tratado como pretendem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Relaciona-se ao fato a manifestação de um privilégio epistêmico da branquitude masculina e de um paradigma científico masculino e racista nas estruturas de conhecimento dos currículos. A Educação para as Relações Étnico-Raciais pode ser uma forma de romper com o pacto da branquitude masculina para proporcionar um conhecimento pluricultural e a descolonização do currículo.
Palavras-chave: educação étnico-racial; cursos de direito; epistemologia; branquitude masculina.