v. 4 n. 1 (2015)

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p%p
  • Sumário

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p%p
  • Editorial

    Flávio M. M. Ruckstadter, Vanessa C. M. Ruckstadter
    7
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p7

Dossiê

  • A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS

    Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
    9-20
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20
  • A COMPANHIA DE JESUS: MODELO INOVADOR E MODERNIZANTE DO ENSINO NO INÍCIO DOS TEMPOS MODERNOS

    Peter Johann Mainka
    21-34
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p21-34
  • A educação escolar no início da colonização do Norte do Paraná: a Escola Bratislava, de Cambé (1936-1948)

    Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Isabel Francisco de Oliveira Barion
    35-46
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p35-46
  • REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

    Adriana Regina de Jesus Santos, Marta Regina Furlan Oliveira, Fabio Luiz Silva
    47-56
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56
  • MEMÓRIA(S) DO PROCESSO DE EXPANSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DA BAHIA - UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

    Gilneide de Oliveira Padre Lima, Camila Nunes Duarte Silveira, Lívia Diana Rocha Magalhães
    57-66
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p57-66
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ

    Jaqueline Delgado Paschoal, Maria Cristina Gomes Machado
    67-76
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p67-76

Artigos

  • PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE: ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO POBRE (1849 – 1874)

    Lays Macena Batista, Mauricéia Ananias
    77-86
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p77-86
  • História e memória educacional na região oeste do Paraná

    João Carlos Da Silva
    87-100
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p87-100
  • INTERDISCIPLINARIDADE, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES ÉTICAS

    Gabriela Maia Reboucas, Verônica Teixeira Marques, Ajibola Isau Badiru
    101-114
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p101-114
  • IMPACTO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) NA CONTINUIDADE E NA ANTECIPAÇÃO DE MESTRADOS.

    Natiene Ramos Ferreira da Silva
    115-128
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p115-128