A presença feminina na instituição do ensino superior no interior da Bahia
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p47-57Keywords:
ensino superior, história da educação, trajetórias femininasPublished
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Neste artigo procura-se enfocar as diferentes trajetórias de inserção de professoras licenciadas que protagonizaram os primórdios da implantação do ensino superior estadual em Feira de Santana, Bahia. Nesta cidade, em 1968, passou a funcionar a primeira faculdade de formação de professores destinada ao interior do Estado, implantada como Faculdade Estadual de Educação (FEEFS). As referências centrais do estudo são os percursos de três professoras que adentraram ao campo universitário interiorano a partir de diferentes lugares no campo científico e político, identificadas como portadoras de diferentes formas de capital simbólico no âmbito das lutas de instituição do referido campo. O fio condutor da abordagem enfatiza os matizes de sombreamento e exposição de agentes femininos enquanto precursoras, como se situavam no contexto das relações de força que permearam a implantação do ensino superior na cidade. Conclui-se que a inserção da mulher com formação em licenciatura no mercado de trabalho foi uma necessidade imposta por fatores econômicos do período. Ao lado de fontes variadas, a perspectiva metodológica contempla a memória, referenciada em autores da história cultural e nos estudos de Bourdieu na abordagem dos conceitos de campo e de capital.
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