A presença feminina na instituição do ensino superior no interior da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p47-57

Autores

  • Ana Maria Fontes dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

ensino superior, história da educação, trajetórias femininas

Publicado

2013-09-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Neste artigo procura-se enfocar as diferentes trajetórias de inserção de professoras licenciadas que protagonizaram os primórdios da implantação do ensino superior estadual em Feira de Santana, Bahia. Nesta cidade, em 1968, passou a funcionar a primeira faculdade de formação de professores destinada ao interior do Estado, implantada como Faculdade Estadual de Educação (FEEFS). As referências centrais do estudo são os percursos de três professoras que adentraram ao campo universitário interiorano a partir de diferentes lugares no campo científico e político, identificadas como portadoras de diferentes formas de capital simbólico no âmbito das lutas de instituição do referido campo. O fio condutor da abordagem enfatiza os matizes de sombreamento e exposição de agentes femininos enquanto precursoras, como se situavam no contexto das relações de força que permearam a implantação do ensino superior na cidade. Conclui-se que a inserção da mulher com formação em licenciatura no mercado de trabalho foi uma necessidade imposta por fatores econômicos do período. Ao lado de fontes variadas, a perspectiva metodológica contempla a memória, referenciada em autores da história cultural e nos estudos de Bourdieu na abordagem dos conceitos de campo e de capital.

Biografia do Autor

Ana Maria Fontes dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Profa. Adjunta do Departamento de Educação, da Área de Fundamentos da educação

Como Citar

Santos, A. M. F. dos. (2013). A presença feminina na instituição do ensino superior no interior da Bahia. Interfaces Científicas - Educação, 2(1), 47–57. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p47-57

Referências

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução: Fernando Tomaz. 2ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da Ação. Tradução: Mariza Corrêa. São Paulo: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O Campo científico. ORTIZ, Renato. (org). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani(org.). – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998. p. 67.

SANTOS, Ana Maria F. dos. Ensino Superior na Bahia: aspirações universitárias para Feira de Santana (1950-1960). Anais 19º EPEEN, João Pessoa, 2009.

SANTOS, Ana Maria F dos. Uma Aventura Universitária no Sertão Baiano: da Faculdade de Educação à Universidade Estadual de Feira de Santana. Tese doutorado, UFBA, 2011.

GINZBURG, Carlo. Relações de Força: História, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

THOMPSON, Alister. Recompondo a memória: Questões sobre a relação entre a História Oral e as memórias. Projeto História. São Paulo: EDUC, n 15, Abril de 1997.