Adolescentes en Espacio Ciencia (Uruguay): un estudio sobre experiencias de aprendizaje

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p282-306

Autores/as

  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Graziele Scalfi Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Jéssica Beck Carneiro Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Fiorella Silveira
  • Martha Elena Cambré Hernández Laboratório Tecnológico do Uruguai, Montevideo, Montevideo, Uruguai.

Publicado

2022-11-29

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Resumen

En este estudio de caso cualitativo, analizamos las experiencias de aprendizaje de adolescentes que visitan un museo interactivo de ciencia, Espacio Ciencia, en Uruguay con amigos. Dieciséis adolescentes participaron del estudio, divididos en cinco grupos de amigos. Las visitas fueron grabadas mediante el método point of view, que consiste en la captura de video audio a través de una cámara subjetiva colocada en la cabeza de uno de los adolescentes durante la visita. Los registros audiovisuales se analizaron mediante un protocolo que identifica los tipos de interacciones y conversaciones que tuvieron lugar entre los visitantes y la exposición. Como resultado, nuestro estudio proporciona evidencia de que la interactividad, las múltiples oportunidades de exploración y la colaboración entre los adolescentes favorecieron las prácticas relacionadas con la ciencia, como la observación, la simulación, la experimentación de prueba y error y la discusión de temas científicos con sus amigos y con los mediadores. Así, podemos inferir que Espacio Ciencia, además de estimular el interés, apoyó el aprendizaje de los adolescentes. Además, el estudio indica que el contexto físico y social, el proceso de vinculación y la construcción de significados ocurrieron de forma interconectada, contribuyendo a las experiencias de aprendizaje.

Biografía del autor/a

Luisa Massarani , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luisa Massarani é coordenadora de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; museus de ciência e espaços projetados para ciência; ciência, mídia e redes sociais; percepção pública da ciência e tecnologia.

Graziele Scalfi, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graziele Scalfi é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Os seus interesses de investigação são a comunicação científica, a educação informal e as experiências de aprendizagem, com particular ênfase nas crianças e famílias.

Jéssica Beck Carneiro , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jéssica Beck Carneiro é mestre em ecologia e evolução pelo Programa de Pós graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como pesquisadora no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), com experiência em visitação de grupos escolares e familiares em Museus e Centros de Ciências.

Fiorella Silveira

É doutora em Educação pela Faculdade de Química da Universidade da República e coordenadora do Espacio Ciencia (LATU, Uruguai). É autora de vários artigos e manuais sobre educação científica. Sua área de interesse são as vocações científicas e como promovê-las em ambientes formais e não formais de ensino de ciências.

Martha Elena Cambré Hernández, Laboratório Tecnológico do Uruguai, Montevideo, Montevideo, Uruguai.

Martha Cambré é especialista no campo do engajamento científico na América Latina. Tem mais de 20 anos de experiência no planejamento integral de atividades e gestão em centros de ciências interativas. A sua experiência assenta na conceção, desenvolvimento e implementação de exposições temáticas, planeamento e coordenação de atividades para dias ou semanas temáticas, como a Semana da Ciência, Girls in Tech Day entre outros, workshops, projetos de intercâmbio com diversas instituições como universidades ou organizações internacionais na área de C&T, bem como a gestão de um centro interativo.

Cómo citar

Massarani , L. ., Scalfi, G., Beck Carneiro , J. ., Silveira , F. ., & Cambré Hernández, M. E. . (2022). Adolescentes en Espacio Ciencia (Uruguay): un estudio sobre experiencias de aprendizaje. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 282–306. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p282-306