GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63Palavras-chave:
Gêneros textuais digitais, Transmidiação, Narrativa transmídia, Produção textualPublicado
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O presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido.Como Citar
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