LAZER NO ENVELHECER: PRÁTICAS E ESPAÇOS VIVENCIADOS POR PESSOAS IDOSAS DA ILHA DE COTIJUBA (BELÉM, PA)

PRACTICES AND SPACES EXPERIENCED BY ELDERLY PEOPLE ON COTIJUBA ISLAND (BELÉM, PA)

Autores

  • Flavio Henrique Souza Lobato Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Matheus Yuri de Oliveira Rosa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Paula Melo de Morais Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Juliana de Azevedo Hamoy Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p470-490

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as práticas de lazer vivenciadas por pessoas idosas no contexto da Ilha de Cotijuba (PA). A metodologia adotada, sob uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados: questionários, conversas informais e observações diretas junto a idosos e idosas da Ilha. Com os resultados, se identificou 56 práticas de lazer, que variavam desde afazeres domésticos até atividades físicas, sociais, espirituais e recreativas. Essa variedade demonstra que a compreensão de lazer para os idosos de Cotijuba ultrapassa as definições convencionais e enrijecidas, como a polarização entre trabalho e lazer. Tais práticas de lazer são influenciadas por especificidades culturais, sociais, econômicas e ambientais, em que as tradições locais, a valorização do trabalho doméstico, a socialização em grupo e a conexão com a natureza são centrais, mas enfrentam desafios devido à crescente dependência do turismo, que limita, transforma e reduz os espaços e opções de lazer das velhices ilhéus. Apesar de os idosos de Cotijuba possuírem uma gama de práticas de lazer, há uma necessidade urgente de ampliação do suporte institucional para que seus direitos como pessoa idosa e ao lazer sejam plenamente respeitados.

APOIO: "O presente trabalho foi realizado com apoio do Itaú Viver Mais e do Portal do Envelhecimento."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2023). Especialista em Segurança Alimentar e Agroecologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS, 2023) e em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2022). Graduado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2021). 

Ana Paula Melo de Morais, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Curso Técnico/Profissionalizante em Eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Belém (2012). É Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2018) com Graduação Sanduíche pela Universidade de Coimbra - Portugal com vivência na Inglaterra, Itália, França e Espanha (2017 - 2018). Tem Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional do Trópico Úmido no Núcleo de Altos Estudos Amazônico - NAEA / UFPA (2019 - 2022).

Juliana de Azevedo Hamoy, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA) (2023); Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - NAEA/UFPA; Especialista em Planejamento e Gestão Pública do Turismo e do Lazer pelo Núcleo de Altos Estudos Amazonicos (NAEA) - UFPA (2015).Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012). Docente Substituta na Faculdade Turismo (FACTUR/UFPA).

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Lobato, F. H. S., Rosa, M. Y. de O., Morais, A. P. M. de, & Hamoy, J. de A. (2024). LAZER NO ENVELHECER: PRÁTICAS E ESPAÇOS VIVENCIADOS POR PESSOAS IDOSAS DA ILHA DE COTIJUBA (BELÉM, PA): PRACTICES AND SPACES EXPERIENCED BY ELDERLY PEOPLE ON COTIJUBA ISLAND (BELÉM, PA). Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 470–490. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p470-490

Edição

Seção

Artigos