PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p498-511

Autores

  • Maria Neide Oliveira Caramanico UEM Universidade Estadual de Maringá
  • Marli Schmitt Zanella Universidade Estadual de Maringá
  • Gisele Silva Costa Duarte Colégio Mundo Mágico da Criança, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; Doutora, Professora; Goioerê/PR; Brasil.
  • Henrique Ortêncio Filho Universidade Estadual de Maringá

Publicado

2022-02-02

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Artigos

Resumo

RESUMO

Interessados em promover reflexões que favoreçam ações educacionais voltadas à conservação da biodiversidade, que possam minimizar a perda da biodiversidade e que promovam a recuperação dos ecossistemas, nos questionamos sobre a importância de animais peçonhentos (serpentes, escorpiões e aranhas), que culturalmente são acossados e pouco compreendidos pela sociedade, mas potencialmente relevantes para promover um equilíbrio ambiental. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo identificar que percepções os estudantes do Ensino Médio de um colégio público profissionalizante mobilizam em relação aos animais peçonhentos. A recolha de dados foi realizada a partir de uma análise qualitativa, por meio de questionários semiestruturados, aplicados a quatorze estudantes de cursos técnicos em Informática e Produção de Moda, integrados ao Ensino Médio de um colégio profissionalizante do noroeste do Paraná. O método utilizado para análise dos dados foi Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar e categorizar as percepções dos estudantes. Como resultados foi possível observar que existe medo e incompreensão associada aos animais peçonhentos, aliados ao desconhecimento dos hábitos e de conceitos científicos sobre a preservação destes animais e sua importância para o equilíbrio ecológico. Além disso, os participantes da pesquisa acreditam que esses animais são importantes para o meio ambiente. Este trabalho compreende as investigações do Grupo de Pesquisa XXXXXXXXXXXXXXXX e é resultado da dissertação de Mestrado intitulada “XXXXXXXXXXXXXXXXXX”, de autoria da primeira autora deste artigo.

 

Palavras-chave: Meio ambiente. Ciências Ambientais. Peçonha.

Biografia do Autor

Marli Schmitt Zanella, Universidade Estadual de Maringá

Marli Schmitt Zanella é docente do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá e membro permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). É licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

Gisele Silva Costa Duarte, Colégio Mundo Mágico da Criança, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; Doutora, Professora; Goioerê/PR; Brasil.

Colégio Mundo Mágico da Criança, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; Doutora, Professora; Goioerê/PR; Brasil.

Como Citar

Oliveira Caramanico, M. N., Schmitt Zanella, M., Silva Costa Duarte, G., & Ortêncio Filho, H. . (2022). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(3), 498–511. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p498-511