PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p498-511Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
RESUMO
Interessados em promover reflexões que favoreçam ações educacionais voltadas à conservação da biodiversidade, que possam minimizar a perda da biodiversidade e que promovam a recuperação dos ecossistemas, nos questionamos sobre a importância de animais peçonhentos (serpentes, escorpiões e aranhas), que culturalmente são acossados e pouco compreendidos pela sociedade, mas potencialmente relevantes para promover um equilíbrio ambiental. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo identificar que percepções os estudantes do Ensino Médio de um colégio público profissionalizante mobilizam em relação aos animais peçonhentos. A recolha de dados foi realizada a partir de uma análise qualitativa, por meio de questionários semiestruturados, aplicados a quatorze estudantes de cursos técnicos em Informática e Produção de Moda, integrados ao Ensino Médio de um colégio profissionalizante do noroeste do Paraná. O método utilizado para análise dos dados foi Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar e categorizar as percepções dos estudantes. Como resultados foi possível observar que existe medo e incompreensão associada aos animais peçonhentos, aliados ao desconhecimento dos hábitos e de conceitos científicos sobre a preservação destes animais e sua importância para o equilíbrio ecológico. Além disso, os participantes da pesquisa acreditam que esses animais são importantes para o meio ambiente. Este trabalho compreende as investigações do Grupo de Pesquisa XXXXXXXXXXXXXXXX e é resultado da dissertação de Mestrado intitulada “XXXXXXXXXXXXXXXXXX”, de autoria da primeira autora deste artigo.
Palavras-chave: Meio ambiente. Ciências Ambientais. Peçonha.