Desenvolvimento sustentável para o resgate da cultura do cacau baseado no aproveitamento de resíduos
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p41-52Palavras-chave:
Cultura do cacau, biotecnologia, perspectivasPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O Theobroma cacao L. denominado de cacaueiro é uma planta de importância econômica e principalmente cultural para a região sul da Bahia, conhecida como “Região Cacaueira”, que produz o cacau, matéria-prima para a fabricação do chocolate. O declínio na produção de cacau, principalmente em função da “vassoura-de-bruxa”, ocasionou mudanças regionais, nos aspectos sociais e econômicos. Com o surgimento de novas tecnologias, alterações na produção e no mercado do cacau, este trabalho tem como objetivo avaliar possíveis novas perspectivas para o aproveitamento integral do cacau de forma sustentável, incluindo a utilização dos resíduos de sua cadeia produtiva no campo da bioenergia, visto que a história da região sul da Bahia permanece vinculada à cultura do cacau. A casca do cacau pode ser aplicada na produção de biofertilizante, biogás, enzimas microbianas com segmentos biotecnológicos, briquetes, entre outros. A pesquisa foi realizada fundamentalmente por meio de revisão bibliográfica e dados secundários de órgãos de pesquisa vinculados ao cacau.