A DANÇA COMO PROPOSTA DE REABILITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA
Resumen
Introdução: A aquisição motora da criança dá-se por uma organização de base que envolve a habilidade de usar e controlar os músculos estriados, responsáveis pela movimentação voluntária. Devido a uma patologia, transtorno, síndrome, pode haver um desvio nesse desenvolvimento e, por conseguinte, alterações funcionais. Um exemplo de tal patologia é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar a influência da dança como intervenção terapêutica na reabilitação e/ou inclusão social de indivíduos com TEA. Métodos: O período da coleta de dados foi de março a abril de 2020. Os artigos foram selecionados inicialmente pela combinação dos descritores, usando o sufixo “and” (Dance Therapy and Autism Spectrum Disorder) totalizando 19 artigos. Após colocar o filtro para obtenção de artigos de 2015 a 2020, foram eliminados 6 artigos, sobrando 13 estudos. Desses foi feito a leitura minuciosa do título e resumo, eliminando 6, por não se enquadrar aos critérios de inclusão propostos, resultando uma amostra de 7 artigos. Resultados: Após análise crítica dos artigos foi observado que neste caso, a dança tem como finalidade atenuar patologias, prevenir o declínio cognitivo, coordenação, equilíbrio funcional, motor, intelectual e social. Os estudos ainda relatam que flexibilidade e a força, com relação as alterações musculoesqueléticas, são as maiores limitações das atividades de vida diária, e a altas incidências de quedas, por exemplo, e que a dança é uma atividade física que pode contribuir de forma significativa para a melhoria na disposição, força muscular, auto estima e autodeterminação. Levando em conta os benefícios da dança, na melhora da qualidade de vida, foi visto que a dança foi inserida ao setor da fisioterapia, como mais uma opção de sócio-físico-mental (Barboza, 2014; Tonon, Duim e Santos,2012). Conclusão: Por conseguinte, fica sabido que a fisioterapia através do lúdico da dança tem como finalidade abordar os indivíduos em vários aspectos deficitários ou não, aspecto sensorial, emocional, motor e de reeducação e estabilidade postural. Considerações Finais: É necessária a realização de mais estudos sobre o tema abordado para que possa encontrar maior respaldo científico de qual o melhor tratamento para essa síndrome.Descargas
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Publicado
2021-10-19
Cómo citar
Sousa, D. S., Santa Brígida da Silva, J., Bispo Silva, L., dos Santos, Y., & Santos Santana, L. (2021). A DANÇA COMO PROPOSTA DE REABILITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 7(1), 11–21. Recuperado a partir de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/10006
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Artigos
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