INFLUÊNCIA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E JOGOS VIRTUAIS NA ELABORAÇÃO DO BRINCAR DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p426-440Resumo
O brincar é um fenômeno cultural, integrado a um contexto histórico e social. Na sociedade contemporânea, os diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e plataformas digitais proporcionam novas formas de brincar e faz-se importante aprofundar o conhecimento e compreensão sobre o impacto dos ambientes virtuais no desenvolvimento de brincadeiras e busca por diversão. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar como o brincar de crianças em idade escolar se desenvolve nos ambientes virtuais e como este acesso influencia também a elaboração de brincadeiras nos ambientes físicos, considerando o ponto de vista das próprias crianças brincantes. Tratou-se de um estudo exploratório, qualitativo. Participaram 14 crianças entre 8 e 12 anos, com desenvolvimento típico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, na residência dos participantes. A análise de conteúdo permitiu identificar que as crianças acessam plataformas digitais (redes sociais, streaming, jogos online) e jogos virtuais offline. As crianças consomem preferencialmente conteúdo acerca de jogos, danças, humor e comédia, e estas atividades lúdicas observadas na internet servem como inspiração temática e como modelagem das brincadeiras desenvolvidas na vida real. Além de consumir, algumas crianças relataram produzir conteúdos virtuais. Ao utilizarem as tecnologias, as crianças encontram novas formas de brincar, dentro e fora do mundo virtual. Este fenômeno evidencia uma integração dos meios digitais ao repertório lúdico, seja em experiências individuais ou atividades em grupo.