INFLUÊNCIA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E JOGOS VIRTUAIS NA ELABORAÇÃO DO BRINCAR DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Autores

  • Sophya de Lima Domingos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Luzia Iara Pfeifer Universidade Federal de São Carlos
  • Amanda Mota Pacciulio Sposito Faculdade de Medicina de RIbeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p426-440

Resumo

 O brincar é um fenômeno cultural, integrado a um contexto histórico e social. Na sociedade contemporânea, os diferentes tipos de aparelhos eletrônicos e plataformas digitais proporcionam novas formas de brincar e faz-se importante aprofundar o conhecimento e compreensão sobre o impacto dos ambientes virtuais no desenvolvimento de brincadeiras e busca por diversão. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar como o brincar de crianças em idade escolar se desenvolve nos ambientes virtuais e como este acesso influencia também a elaboração de brincadeiras nos ambientes físicos, considerando o ponto de vista das próprias crianças brincantes. Tratou-se de um estudo exploratório, qualitativo. Participaram 14 crianças entre 8 e 12 anos, com desenvolvimento típico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, na residência dos participantes. A análise de conteúdo permitiu identificar que as crianças acessam plataformas digitais (redes sociais, streaming, jogos online) e jogos virtuais offline. As crianças consomem preferencialmente conteúdo acerca de jogos, danças, humor e comédia, e estas atividades lúdicas observadas na internet servem como inspiração temática e como modelagem das brincadeiras desenvolvidas na vida real. Além de consumir, algumas crianças relataram produzir conteúdos virtuais. Ao utilizarem as tecnologias, as crianças encontram novas formas de brincar, dentro e fora do mundo virtual. Este fenômeno evidencia uma integração dos meios digitais ao repertório lúdico, seja em experiências individuais ou atividades em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sophya de Lima Domingos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Graduanda em Terapia Ocupacional. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Luzia Iara Pfeifer, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta ocupacional. Livre docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Professora adjunta II do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Professora sênior do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Amanda Mota Pacciulio Sposito, Faculdade de Medicina de RIbeirão Preto - USP

Terapeuta ocupacional. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. 

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Domingos, S. de L., Pfeifer, L. I., & Sposito, A. M. P. (2024). INFLUÊNCIA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E JOGOS VIRTUAIS NA ELABORAÇÃO DO BRINCAR DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 426–440. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p426-440