JUSTIÇA AMBIENTAL E TERRITORIALIDADES

AS DESIGUALDADES NA DISTRIBUIÇÃO DOS ÔNUS SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO (PRETENSAMENTE) SUSTENTÁVEL

Autores

  • André Ricardo Antonovicz Munhoz Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Geraldo Uchôa de Amorim Júnior Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Izaura Rodrigues Nascimento Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2024v9n3p262-281

Resumo

A pesquisa teve por finalidade discorrer sobre a defasagem de consideração da dimensão cultural nos discursos e práticas promovidas nos espaços de poder quando o objeto se refere aos territórios indígenas. Considerou-se para a formulação do debate uma análise crítica sobre as noções de justiça ambiental e a inversa desproporção entre os bônus e os ônus ambientais articuladamente com a ideia de conflito socioambiental, considerando-se neste a dimensão social como integrante indissociável do meio ambiente. Metodologicamente o trabalho trata-se de um ensaio teórico, de caráter qualitativo, produzido a partir de fonte bibliográfica interdisciplinar, e com abordagem nessa perspectiva. O objetivo foi atingido ao se explicitar a lógica econômica como preponderante na concepção do desenvolvimento sustentável e, por conseguinte, a carência de valor dado aos aspectos culturais específicos dos povos indígenas ao tratar dos seus direitos quanto aos territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

André Ricardo Antonovicz Munhoz, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestrando em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Especialista em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera. Defensor Público (DPE/AM). E-mail: dpmunhoz@hotmail.com.

Geraldo Uchôa de Amorim Júnior, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestrando em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Procurador do Município de Manaus/AM. Advogado. E-mail: geraldouchoa@msn.com.

Izaura Rodrigues Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional (UnB/UFRR/Flacso). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Graduação em Ciências Sociais, UFA. Docente da UFAM, atuando no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, no Mestrado em Direito Ambiental, e no curso de Graduação em Ciências Econômicas, da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. E-mail: irnascimento@uea.edu.br.

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Munhoz, A. R. A., Amorim Júnior, G. U. de, & Nascimento, I. R. (2024). JUSTIÇA AMBIENTAL E TERRITORIALIDADES: AS DESIGUALDADES NA DISTRIBUIÇÃO DOS ÔNUS SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO (PRETENSAMENTE) SUSTENTÁVEL. Interfaces Científicas - Direito, 9(3), 262–281. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2024v9n3p262-281

Edição

Secção

Artigos